sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A prova

Pois bem, ontem, espalhados por Porto, Lisboa, Coimbra, Covilhã, Açores e Madeira, mais de 13oo finalistas do curso de Medicina, agora médicos, realizaram a prova nacional de seriação. Como em tantas outras vezes, a prova era dificil, ambígua, cheínha de rasteiras. Gostaria de dizer que correu bem, mas tal não seria verdade. Resta-me agora aguardar pela chave a ser divulgada, para, por mão propria, ver e admitir os erros e a falta de atenção.
É dificil, para quem vê de fora, perceber a importancia deste exame para quem o faz. Os alunos estudam mais ou menos um ano para isto e em 2h e 30, tem de demonstrar, não o que sabem, mas sim a sua capacidade de detectar a mais ténue das alterações numa longa frase.E assim sendo são depois seriados, da melhor nota para a pior, no sentido de escolherem, daqui a um ano, a especialidade de querem/podem escolher. Arrisco-me a dizer que só cerca de 200 pessoas é que escolhem aquilo que realmente querem, os outros, que não conseguiram notas tão altas, terão de se contentar com o que houver. É o sistema que temos, está mal, está errado, mas não temos outro. Enfim, mas o tormento acabou e resta agora descansar, aproveitar e esperar por Janeiro para começar a trabalhar, num hospital e urgencia perto de si.
PS Um muito obrigada a todos aqueles e aquelas que, antes do exame, me desejaram boa sorte.

3 comentários:

  1. desejo-te a melhor sorte do mundo e claro que obtenhas uma óptima classificação para assim termos um medico na especialidade certa. se mto me engano ou é pediatria ou cardiologia?!!!!

    fica bem:)

    ResponderEliminar